AK-47 é o fuzil de assalto mais utilizado e famoso do mundo, conheça os motivos:
AK de coronha rebatível (fonte wikipédia) |
ANTECEDENTES:
Com o final da Segunda Guerra Mundial (Grande Guerra Patriótica, na Rússia) iniciou-se o período conhecido como Guerra Fria, onde as principais potencias do eixo Capitalista e Socialista rivalizavam e buscavam expandir seus ideais pelo mundo inteiro. Esse período foi marcado pelas ameaças de confronto armado direto (tropas) e indireto (bombas nucleares de longo alcance). Foi nesse contexto que a União Soviética desenvolveu o fuzil de assalto AK-47 (Avtomat Kalashnikova 1947, original em russo).
DESENVOLVIMENTO:
MP 44 (fonte: wikipédia) |
O AK-47 foi desenvolvido pelo russo Mikhail Kalashinikov, um sargento veterano de guerra do Exército Vermelho, após a Grande Guerra Patriótica, durante a tentativa do Governo Soviético de desenvolver armamentos modernos para um possível confronto com capitalistas.
O Sargento Kalashinikov estava de licença médica quando integrou uma comitiva para estudos em fábricas de armamentos e então criou o primeiro modelo, o AK-46. Ele baseou seu projeto no fuzil de assalto alemão (apreendido durante a guerra) StG44 (sturmgewehr 44), também conhecido como MP44. Seu armamento era inferior aos outros dois concorrentes desenvolvidos, porém ele continuou a correção dos protótipos até chegar ao AK-47, que após alguns ajustes, entrou em produção oficial no final de 1949.
Ele saia das linhas de montagem com as seguintes características:
- material - aço usinado e coronha de madeira
- funcionamento - sistema de recuo através de molas e do aproveitamento indireto dos gases
- calibre - 7,62 x 39 mm
- capacidade de tiro - 600 tpm
- capacidade de tiro prático - 90 tpm
- capacidade do carregador - 30 cartuchos no carregador bifilar
- alcance com precisão - 400 m
- peso - 4 kg aproximadamente
Mikhail Kalashinikov (wikipédia) |
AK-74 (fonte wikipédia) |
Esse armamento foi fabricado não só no território Russo, a produção foi licenciada para outros países do então bloco comunista, como China , Polônia e Hungria. O aprimoramento desse armamento foi constante, e também gerou diversos novos modelos, das quais destacamos:
- AKM (1959) - nesse modelo houve pouca alteração externa, porém seu mecanismo interno foi modificado, bem como foi utilizado material mais leve para produção.
- AKMS - esse modelo contemporâneo foi desenvolvido para tropas aeroterrestres, possuía coronha rebatível e podia acoplar acessórios como lança granadas e visores infravermelhos.
- AK-74 (1978) - foi desenvolvido comparado ao M-16 norte-americano. Ele mudou para o calibre 5.54 mm e se tornou ainda mais leve e seguro.
família AK (fonte wikipédia) |
A tendência é que novos modelos sejam desenvolvidos, como o AK-103 e as características desenvolvidas estão presentes em todos o modelos, se tornando a marca registrada do AK, tais como: a precisão e estabilidade no tiro, a resistência às adversidades climáticas extremas e aos diversos ambientes de combate, a fabricação e manutenção simples, além do seu sistema de funcionamento simples.
AK-103 |
Assim o AK se tornou cada vez mais admirado e utilizado no mundo inteiro, fosse por tropas regulares ou irregulares. É estimado que sua produção oficial, nos diversos modelos, tenha ultrapassado a marca dos 100 milhões de unidades.
Referências:
- o texto foi escrito pelo autor do Blog.
- wikipédia: www.wikipedia.com.br
- military power review: http://www.militarypower.com.br
Falta umas dessas no Brasil
ResponderExcluir