quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Resenha do livro O Mais Longo dos Dias



Um relato empolgante do dia 6 de junho de 1944, o dia D. Esse livro foi escrito pelo correspondente de guerra irlandês Cornelius Ryan (1920-1974). O livro foi publicado inicialmente em 1959 com o título original The Longest Day. Foi publicado em mais de 30 idiomas e vendeu cerca de quatro milhões de exemplares.




Ryan cobriu várias etapas da Segunda Guerra Mundial, dentre elas a invasão Aliada da costa francesa da Normandia, ação batizada como Operação Overlord. Nessa operação, ele pode acompanhar desde o preparo até o avanço das tropas aliadas após a invasão. A obra em questão é uma coletânea de fontes oficiais e depoimentos pessoais daqueles que vivenciaram a Invasão. O autor divide a obra em a espera, a noite e o dia, onde cita relatos desde as tropas que iniciaram a invasão, a 82ª e 101ª Divisões Aerotransportadas norte-americanas e a 6ª Divisão Aerotransportada britânica até o relato daqueles que desembarcaram nas praias normandas de codinome Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword.


esquema do desembarque da Normandia (fonte site Ecos da Segunda Guerra)
Sem dúvida essa obra é o melhor relato do dia D. Assim, com a sua narrativa verossímil e empolgante o leitor poderá concluir porque esse dia ficou conhecido como O Mais Longo dos Dias.  

capa do filme (fonte IMDB)
O sucesso do livro foi tanto que em 1962 ele foi adaptado para as telas do cinema em uma super produção que contou com diversos atores, tais como John Wayne, Sean Connery, Richard Burton, Henry Fonda, Alain Dellon.




 
O Mais Longo dos Dias (1962) on IMDb


referências:
- O texto foi escrito pelo autor do Blog.
- Ecos da Segunda Guerra: http://segundaguerra.net/o-dia-d-preparacao/ 
- imdb: http://www.imdb.com/
- editora Lpm: http://www.lpm.com.br/ 
- youtube: http://www.youtube.com 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário