sábado, 3 de outubro de 2015

Guerra do Vietnã - O início

A Guerra Fria foi uma disputa entre socialistas e capitalistas por influências ao redor do mundo. O Estados Unidos, principal representante capitalista, decidiu intervir na ameaça socialista no sudeste asiático e foi envolvido na Guerra do Vietnã.

 

ANTECEDENTES

    O território vietnamita já pertenceu ao Império Chinês e após sua independência, se tornou colônia francesa no século XIX ( Cochinchina e depois Indochina Francesa) até passar pelo domínio japonês durante a Segunda Guerra Mundial (2GM).
fonte wikipédia
    Com a derrota japonesa  ao final da 2GM, a recém restabelecida República Francesa enviou uma Tropa Expedicionária para recolonizar o território. Porém o movimento comunista liderado por Ho Chi Minh, criado durante a 2GM, não aceitou o novo domínio e iniciou sua guerrilha que ocorreu entre 1946 e 1954 e ficou conhecida como Primeira Guerra da Indochina. Era um foco da Guerra Fria no sudeste asiático.
    Em 1954, os administradores franceses estavam enfraquecidos, então fizeram um acordo com o movimento comunista, onde os franceses dissolveriam sua administração e o território vietnamita seria dividido no Paralelo 17 na Republica Democrática do Vietnã (Ho Chi Minh ao norte) e no Estado do Vietnã (capitalista ao sul).

O INÍCIO

    Tal divisão seria temporária, porém diante do antagonismo ideológico, a rivalidade aumentou e a divisão se estendeu. O norte comunista se fortaleceu e fez acordos bélicos com a URSS e a China, enquanto o Sul se enfraquecia e perdia seu apoio regional, restando apenas o apoio dos Estados Unidos da América (EUA) do presidente Eisenhower, que enviava conselheiros militares para a região beligerante.
    Com as informações dos conselheiros militares, os EUA monitoravam as atividades do norte comunista. Assim, um incidente envolvendo o USS Maddox e torpedeiros norte vietnamita na bacia do Tonkin em agosto de 1964 foi o pretexto ideal para reforçar suas atividades na região, pois foi visto pelos americanos como um ultraje e consequentemente o Congresso autorizou o presidente Johnson a tomar qualquer medidas necessárias no sudeste asiático.
    Dessa forma os EUA expandiram suas bases aéreas na região e iniciaram a Operação Trovão Retumbante (Rolling Thunder), que consistia em bombardeios aéreos nas posições industriais e militares inimigas com a finalidade de   minimizar a sua capacidade combativa. Havia um planejamento para que essa operação durasse apenas oito semanas.
    No transcorrer dessa missão, a Força Aérea se sentiu vulnerável com as hostilidades dos vietcongues em território sul vietnamita e solicitou o enviou de mais militares em terra para proteção de seus aviões e suas bases. Assim, em março de 1965, Os EUA enviaram a 9ª Brigada Expedicionária, composta por três mil e quinhentos militares. Sua missão seria o patrulhamento defensivo de seu perímetro, porém as atividades hostis aumentaram nas bases americanas no Vietnã capitalista, então o presidente americano autorizou as ações ofensivas e ostensivas na região com a finalidade de caçar e expulsar os vietcongues no território sulista em julho de 1965. Para tanto, foi necessário o envio de mais tropas para a região, dentre elas a 1ª Divisão de Cavalaria Aérea (1st Cavalry Division Airmobile - 1ACD).
1st Air Cavalry Division - Aeromobile


UH-1 HUEY em ação no Vietnã
  Em novembro de 1965, a 1ACD participou da primeira grande ofensiva da região, em um assalto aeromóvel com os helicópteros AH-1 e UH-1 e uma tropa de 450 militares nos arredores de Pleiku contra uma fração estimada de 200 militares do exército regular norte vietnamita. Porém, a situação evoluiu e logo perceberam que havia em torno de 3000 vietnamitas da região. Esse confronto se estendeu por quase quatro dias e ficou conhecida como Batalha de Ia Drang.
    Para esse confronto a tropa americana desembarcou na Zona de Pouso Raio -X e junto a eles estava o correspondente de guerra Joe Galloway, que cobriu toda a batalha e mais tarde a retratou no livro We were Soldiers Once... and Young, que deu origem ao filme FOMOS HERÓIS (We were Soldiers, 2002). Ambos são baseados nos fatos reais relatados pelo correspondente de guerra e o comandante do Batalhão envolvido, coronel Hal Moore.

Fomos Heróis (2002) on IMDb
a esq. foto real do Cel Hal Moore e a direita foto do filme Fomos Heróis

Assim relatamos o inicio da GUERRA DO VIETNÃ e sugerimos, além do filme e livro já citados, o documentário VIETNÃ: ARQUIVOS PERDIDOS, do canal HISTORY CHANNEL. 
"Iadrang-map" by Unknown - US Department of Defense. Licensed under Public Domain via Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Iadrang-map.jpg#/media/File:Iadrang-map.jpg

Referências: 

O texto foi escrito pelo autor do Blog após estudo nas seguintes fontes de consulta:

Wikipédia: www.wikipedia.com.br

History Channel: http://www.history.com/ 

IMDB: http://www.imdb.com/

Youtube: http://www.youtube.com.br 





Um comentário:

  1. A guerra do Vietnã volta a ser lembrada este ano, após passados 40 anos de sua ocorrência, na esperança e que não se repita.

    ResponderExcluir